sábado, 24 de março de 2012

Período Heian


Galerinha, como ando muito ocupado na Administração do Site, acho que esta postagem não será uma das melhores. Mas prometi a vocês que falaria um pouco do período Heian! Bom...vamos direto a historia que depois eu comento um pouco!

História

O período Heian foi precedido pelo período Nara e começou em 794, depois da mudança da capital do Japão para Heian-kyo (atual Kyoto), pelo 50º imperador, Imperador Kanmu. Este é considerado um ponto alto da cultura japonesa que as gerações posteriores sempre admiraram. Essa época também foi marcada pela ascensão da classe samurai, que mais tarde tomou o poder e começou o período feudal no Japão.
Nas aparências, a soberania pertencia ao imperador mas o poder de fato pertencia à nobreza da família Fujiwara. Entretanto, para proteger seus interesses nas províncias, o clã Fujiwara e outras famílias nobres requereram guardas, polícia e soldados. A classe dos guerreiros conseguiu algumas vantagens durante o período Heian. Em 939, Taira no Masakado ameaçou a autoridade do governo central, levando a um levante na província mais a leste, de Hitachi, e, quase simultaneamente, Fujiwara no Sumitomo se rebelou no oeste. Entretanto, o golpe militar demorou alguns séculos a acontecer, quando a maior parte da força do governo passou para os exércitos privados do xogunato.
A maior participação da classe dos guerreiros na corte foi um resultado da Rebelião Hogen. Nessa época, Taira no Kiyomori reviveu as práticas Fujiwara ao colocar seu neto no trono para comandar o Japão por regência. O seu clã (clã de Taira) não perderia seu posto até depois da Guerra Genpei, que marcou o início do xogunato. O período Kamakura começou em 1185, quando Minamoto no Yoritomo tomou o poder dos imperadores e estabeleceu um bakufu, o Xogunato Kamakura, em Kamagura, Kanagawa.

Fonte:wikipedia

Houveram várias perdas neste período, vários militares e com toda certeza pessoas inocentes devem ter perecidos nestas revoltas...não tenho muito a dizer, mas pode-se encontrar em alguns animes de samurais este período, em bora passe despercebido estes detalhes.

Fico por aqui com esta curiosidade e peço desculpas pela postagem meia boca!

Mas como diria meu mestre SARABADÁ!!!!


Compartilhe este Post
Postagem mais antiga