domingo, 10 de julho de 2011

A diferença? - Vishkun

A diferença entre o mangá, e o HQ?

Uma dúvida questionada por muitos. Mesmo.
Essa semana estava lendo um manhwa (é como um mangá, mas a versão coreana), e uma garota perguntou: "Qual a diferença deste mangá, e os gibis do x-men?".

Primeiro... aquilo não era uma mangá (por causa da pergunta ela já merecia levar uma facada no umbigo, mas sou uma pessoa delicada, e não ando com facas!). Segundo, antes que eu pudesse responder qualquer coisa, ela me perguntou "A diferença é que se lê de trás para frente e os olhos deles são maiores?". Bom, ponto positivo para ela ao menos uma vez.

Sim, mas essa é apenas uma das diferenças.

Resolvi então, explicar em um post, qual seria a diferença.
Usando os meus conhecimentos (que não são lá avantajados na questão de definir a diferença de mangá e HQ), e um santo GOOGLE, fui atrás da resposta:








(x-men: exemplo de HQ)

Como havia dito, a maioria das pessoas (inclusive eu) insisti em responder apenas que a diferença são os olhos, que se lê de trás para frente, lendo os balõezinhos da direita para esquerda, e que é preto e branco. Só.
(Gantz: exemplo de mangá)
Está errado? Não. Mas não é apenas essa a diferença. Os traços dos animes são mais marcantes, fazem-nos entender com uma devida facilidade o que o personagem está sentindo. As páginas, são melhores dispostas com as falas e desenhos (as vezes pego meu HQ preferido "Demolidor" e cara, dá até preguiça de ler com tanta fala numa mesma página). Sangue...se você compara Gantz com...sei lá, Homem Aranha, você vê a diferença na quantidade de sangue, e até na realidade dos traços. É comum também, encontrar cenas que te fazem rir (rir muito até) nos mangás, já nos quadrinhos, é sempre aquela coisa mais séria.
Não é discriminando quem curte HQ (eu também curto), mas não troco um bom Mangá por um bom HQ nem ferrando.

Bom, devo assumir uma coisa aqui, sou jornalista e tudo, mas, deu uma preguiça de pesquisar alguma coisa no santo Google das pesquisas inimagináveis, que tudo que eu escrevi aí em cima, saiu da minha própria cabeça, sem cópias nem nadas. Se vocês concordaram ou não com a minha opinião (que eu já expus querendo ou não) não importa. Pra mim, essa é a diferença do mundo dos HQ's para o mundo dos mangás.
Sou Vishkun, e desde já, agradeço (me desculpo também?).






Compartilhe este Post
Postagem mais antiga