quarta-feira, 16 de maio de 2012

Universo K-Pop


BOA TARDE, PESSOAS *O*

Bom, vamos lá. Resolvi escrever sobre K-pop, afinal pediram pra eu escrever sobre algo que eu goste e muito.
O K-pop pra quem não conhece ou sequer ouviu falar é um estilo musical (avá é mesmo?). É um pop Coreano onde hoje em dia está muito conhecido não só em seu próprio país, mas sim em todo o mundo.
O Termo K-Pop (Korean Pop) surgiu nos anos 90 e é o significado, em inglês, para as músicas que vêm da Coreia do Sul, especificamente. Já que a Coréia do Norte não tem muito dessa cultura pop musical. E se você pensa que são aquelas músicas orientais de tradições milenares, está levemente enganado! O K-Pop conta com a mistura de vários ritmos como o R&B, Rock e Pop Bubblegum (mistura de pop e Soul, como eram os Jackson 5)
Consiste basicamente em músicas dançantes, clipes cheios de coreografias e artistas com um visual super produzido. É estranho ver como eles parecem a personificação dos populares animes (desenhos animados): de cabelos coloridos, homens de rostos afeminados, roupas cheias de pra quê isso… Mas enfim, aqui pelo Brasil a galera gosta muito!
Por sinal, a cultura oriental sempre teve um espaço reservado no coração dos brasileiros. Veja só: você liga a TV e assiste aos animes, vai andando pela rua e se depara com um jovem lendo um mangá, por fim, à noite, vai com a galera comer num rodízio sushi, to mentindo? Só faltava a música…
Os artistas da Coreia costumam expandir seus sucessos apenas para o Japão, que é mais próximo, talvez ele nem tenham a noção do quanto fazem sucesso por aqui! Então, pra você entrar no clima do K-pop avalia só a lista de alguns dos vários artistas do Korean Pop:

TVXQ: ou Dong Bang Shin Ki (algo do tipo “Deuses do Leste que Se Elevam”) foi criado em 2003. O quinteto é formado por Hero JaeJoong, Micky YooChun, YunHo U-Know, Xiah Junsu e Max ChangMin.

BIG BANG: Formado por G-Dragon, T.O.P, TaeYang, SeungRi e DaeSung. O trabalho de estreia do quinteto foi em 2007. As reboladas e o estilo hip-hop dos garotos caíram no gosto do público. Mas o que impulsionou a carreira do grupo foi o mini-álbum “Always”.

GIRLS GENERATION: O Girl’s Generation (So Nyeo Shi Dae, em coreano) é formado por nove garotas, desde 2007 (TaeYeon, Jessica, YoonA, SeoHyun, SooYoung, Sunny, Tiffany, HyeoYeon e Yuri). O maior sucesso do grupo, “Gee”, dominou as paradas de sucesso e se tornou um fenômeno, e fez todo mundo aprender (ou tentar) dançar a música.

SUPER JUNIOR: apelidado de SuJu, começou em 2005 e em 2006 sua formação passou a ser de 13 integrantes (LeeTeuk, HeeChul, YeSung, KangIn, ShinDong, SiWon, HanGeng, SungMin, DongHae, EunHyuk, RyeoWook, KyuHyun e KiBum). Vale destacar também as 4 sub-unidades do Super Junior (Super Junior K.R.Y, Super Junior T, Super Junior M e Super Junior Happy). Atualmente, o SuJu conta com 10 integrantes em sua formação.

WONDER GIRLS: surgiu também em 2007 e hoje é formado por Sunye, YeEun, SoHee, YooBin e HyeLim. Nos Estados Unidos, elas abriram os shows da turnê dos Jonas Brothers e estrearam no Hot 100 da Billboard. No início de 2010, o grupo fez sua primeira turnê nos EUA, com 20 shows nas grandes cidades do país. Duas ex-integrantes do grupo são HyunA, que atualmente integra a banda 4Minute, e SunMi, que se afastou dos holofotes para se dedicar aos estudos.

4MINUTE: O grupo de cinco membros surgiu em 2009 e é liderado pela vocalista, JiHyun, a mais velha do grupo. Mas a maior parte da popularidade vem de HyunAh, a ex-membro do grupo Wonder Girls. Neste ano, elas lançaram seu http://tudooisso.wordpress.com/wp-admin/post-new.phpterceiro single japonês “First” e ganhou o apelido de “dancing tapping” (Dança do Tapinha) dos fãs japoneses.

RAIN: O popstar Rain (ou Bi, que significa “chuva” em coreano) estreou em 2003 como cantor. Além disso, ele atuou em filmes norte-americanos como “Speed Racer” e também protagonizou o longa-metragem “Ninja Assassino”, que lhe rendeu um prêmio no MTV Movie Awards de 2010. Recentemente, Rain voltou à Coreia com o mini-álbum “Back To Basics” e está envolvido com as gravações de seu próximo drama, “Fugitive”.

2NE1: Apesar de ter pouco mais de um ano de carreira, o 2NE1 (formado por CL, Minzy, Sandara e Park Bom). Criado como a “versão feminina do Big Bang”, as garotas estrearam ao lado do grupo em um comercial. Recentemente, o grupo chamou a atenção no cenário internacional, depois que Will.I.Am, do Black Eyed Peas, demonstrou interesse em produzir a estreia norte-americana da banda.

SHINee: cinco garotos (Onew, JongHyun, Key, MinHo e TaeMin) conquistaram o público desde sua estreia, em 2008, com a música “Noona Neomu Yeppeo (Replay)”. O visual inspirado nos looks dos anos 80 se tornou uma das marcas do grupo e lançou moda entre os jovens da Coreia. Atualmente, o quinteto finalizou as divulgações do single “Lucifer”, que mostrou um lado mais sexy dos garotos, e já promovem seu novo trabalho, a canção “Hello”.

BoA: É impossível falar de k-pop sem citar BoA. A cantora é uma das principais responsáveis pela divulgação da música coreana. Famosa desde os 14 anos na Coreia, ela conseguiu reconhecimento no mercado nipônico deixando de lado a histórica rixa entre Japão e Coreia. Mais tarde, BoA se lançou no mercado da música norte-americana com um visual mais maduro. Este ano, BoA lançou o álbum “Hurricane Venus”.

E pra terminar queria me apresentar. Ah, sou nova no Portal e estarei escrevendo sempre pra vocês e podem me chamar de Mouse, enfim.. Espero que tenham gostado. 

Xoxo :*



Compartilhe este Post
Postagem mais antiga