sexta-feira, 30 de março de 2012

Guerreiros das Sombras

Olá galera, me respondam uma coisa! quando vocês lembram do Japão, o que vem a sua mente?
Para uns a resposta seria, Monte Fuji, para os mais antigos, como eu, Cavaleiros dos Zodíaco...Existem diversas respostas para esta pergunta, mas o que vem realmente a minha mente são os Ninjas. É sobre eles que vou falar nesta postagem...sejam bem vindos ao mundo Ninja!


Vamos começar com uma pergunta: O que é um ninja?

Basicamente um ninja é um guerreiro que utiliza ninjútsu, mas o ninjútsu não é uma arte marcial como todos pensam e difundem hoje em dia. O ninjútsu surgiu em meio a uma guerra entre Iga e Koga. As outras artes marciais envolvem combate corpo a corpo, mas o ninjútsu dificilmente envolvia este tipo de combate, pois foi desenvolvido para espionagem e assassinatos, entrada e saída, sem ser visto ou ouvido...


E agora vamos a um pouco de História:

Historicamente o Japão reconhece Iga e Koga como o berço dos Ninjas, nas montanhas que rodeiam Iga existiam 70 centros de treinamento clandestinos onde o guerreiro ninja tinha tudo a seu alcance para desenvolver suas habilidades.
Embora os ninjas fossem japoneses a filosofia ninja tem origem na China, com Sun Tzu e seu livro a arte da Guerra. Ninguém sabe ao certo onde e como surgiu os primeiros ninjas, mas uma lenda coloca o príncipe Yamato como sendo o primeiro ninja da história.
O príncipe Yamato é considerado o primeiro ninja da história do japão por ter se travestido de mulher para eliminar alguns guerreiros bárbaros que rondavam as terras de seu pai o Imperador Keiko, somente com este disfarce pode aproximar dos irmãos bárbaros e eliminá-los de vez.
Esta é uma das lendas que apontão a origem do ninja, existe uma outra que revela possíveis técnicas ninjas utilizadas por um garoto de 13 anos conhecido como Kumawaka.

"Kumawaka viajou muito para visitar o pai moribundo, mas um monge que mantinha seu pai prisioneiro não permitiu que os dois se encontrassem. O pai de Kumawaka morreu antes de poder ver o filho, por isso o garoto jurou vingar-se do monge.
Aos 13 anos, ele não era forte o bastante para simplesmente lutar com o monge e sua família. Por isso, fingiu estar doente para que o levassem para a casa deles. Lá, ele espionou à noite e descobriu onde cada um dormia e quando os guardas patrulhavam a casa. Certa noite, ele se esgueirou no quarto do monge. O monge dormia com um lampião aceso, por isso o garoto abriu uma janela e deixou que mariposas entrassem no quarto. Elas voaram em direção à lâmpada e cobriram-na completamente, deixando o quarto na escuridão. Então, Kumawaka apoderou-se da espada do monge e o assassinou em sua cama.
Ao fugir por uma janela, o garoto foi perseguido pelos guardas até chegar ao rio. Usando a inteligência, ele subiu ao topo de um bambu perto do rio e, com seu peso, deixou que o bambu flexível se dobrasse sobre a água para que pudesse saltar e escapar dos guardas.
Embora o garoto tivesse apenas 13 anos e não se considerasse um ninja, o uso que ele fez do truque, da ação furtiva e da inteligência inspirou gerações de guerreiros japoneses que adotaram o nome ninja.
As regiões de Iga e Koga no Japão eram consideradas por muitos o lugar de origem do ninja como força relevante nas guerras japonesas, contudo o ninja de Iga tinha outra reputação além da,de ser mercenário, que garantia sua utilidade contínua nas guerras feudais do Japão. Eram considerados especialistas em invadir castelos, roubo de armas, sabotagens entre outros...tudo era passado de pai para filho. Durante muitos anos, os daimyos em guerra sabiam que os melhores ninjas do Japão eram contratados em Iga e Koga.
Hoje, Iga-Ueno, uma cidade na região de Iga, tira vantagem da popularidade do ninja. O castelo Hakuhojo Fênix Branco serve como museu ninja, com uma exposição de armas e atores que representam ataques ninjas. A cidade promove um festival ninja todo ano, no primeiro domingo de abril, com desfiles e eventos nos parques locais."

É difícil afirmar que os ninjas estiveram presentes no japão até por falta de documentos , mas através de um registro biográfico de uma das famílias ninjas mais famosas, a família Hattori, pode de afirmar que realmente eles existiram mas até mesmo aos mais experientes e habilidosos ninjas tiveram pouco de suas vidas reveladas, exceto os que foram pegos e mortos.

Na próxima postagem sobre estes Guerreiros das sombras falarei sobre o arsenal ninja!
Mas antes...no Japão tem um museu ninja para aqueles que viajarem para lá um dia não deixem de visitar o local a baixo segue o link do site do museu.
http://iganinja.jp/en/

E como diria meu mestre SARABADÁ!!!!
Compartilhe este Post
Postagem mais antiga