Rio de Janeiro, 04 de abril de 2017 — Uma parceria inédita dos organizadores do Rock in Rio com a CCXP - Comic Con Experience, que vai trazer a experiência dos games ao vivo dentro do festival.
A ideia é criar uma experiência inédita em eventos de games no país. No espaço, que ocupará duas das arenas olímpicas, que passam a estar integradas na nova Cidade do Rock, os visitantes encontrarão atrações como uma arena de eSports, auditórios para talk shows com produtores, criadores e outros profissionais do segmento, disputas entre celebridades, estandes de grandes marcas para venda e demonstração de novidades e lançamentos, entre outras coisas. Tudo isso disponível para todos os visitantes do Rock in Rio nos sete dias de evento.
“O Rock in Rio é reconhecido como um espaço de experimentação. O público não vai ao evento exclusivamente pelos artistas que se apresentam nos palcos, o reflexo disso foram os 120 mil ingressos vendidos antes mesmo de anunciarmos atrações. O que faz estas pessoas irem é a festa, o volume de experiências que é possível trocar em um único local. Trazer o universo dos games amplia esse empoderamento do público sobre o conteúdo que oferecemos e vai de encontro com o projeto de uma Cidade do Rock cada vez mais parecida com um grande parque temático da música e do entretenimento ao vivo”, comenta Roberto Medina.
Para Pierre Mantovani, CEO da Comic Con Experience, faz todo o sentido unir duas grandes paixões do brasileiro em um único lugar. “O Brasil movimenta 1,25 bilhão de dólares por ano no mercado de games, atrás somente dos EUA, Japão e China, e com tendência de crescimento. Estima-se que 59 milhões de pessoas jogam algo por aqui, seja em consoles, computadores ou smartphones. Isso representa 28% de toda a população do País. E agora esse público poderá contar com um evento de grande porte que vai oferecer a experiência definitiva em games”, afirma.
A música também é um dos pilares mais importantes dentro desse mercado. Cada vez mais os desenvolvedores vêm investindo em trilhas sonoras sofisticadas, com artistas da indústria cinematográfica, para impulsionar as emoções dentro da trama. Jogos que têm a música como parte essencial estão entre os mais vendidos em todo o mundo. Um exemplo é o Just Dance, game de dança que faz com que as pessoas se movimentem de verdade, que só no Brasil vende entre 150 e 200 mil cópias por ano.
O Game XP será um evento anual no Rio de Janeiro. O objetivo é colocar o evento no calendário oficial da Cidade Maravilhosa, como o Carnaval, o Réveillon e o próprio festival, e com isso ajudar ainda mais no turismo da cidade, especialmente em momento de baixa temporada. Cada uma das últimas edições do Rock in Rio trouxe um impacto econômico para a cidade do Rio de Janeiro de cerca de R$1 bilhão. Das 595 mil pessoas presentes no evento, 46% eram de fora da Cidade. Para esta edição, a expectativa é ainda maior, já que somente na venda de Rock in Rio Card 60% dos compradores foram de fora do Estado do Rio. “A hora do Rio é agora, precisamos fazer nossa parte para a cidade se reerguer e movimentar. Eventos como o Rock in Rio trazem inúmeros benefícios para todos os setores e a chegada de outros eventos é primordial. O que faremos com a CCXP será uma revolução no mundo de eventos”, garante Medina.
“A primeira edição do Game XP dentro da Cidade do Rock demonstra a revolução que queremos trazer para esse mercado. E o lugar escolhido não poderia ser mais simbólico. O terreno onde foram realizados os Jogos Olímpicos, onde aconteceram grandes duelos e competições, também será palco dessa ‘união de titãs’ entre os dois maiores eventos de entretenimento do planeta conhecidos por oferecerem experiências únicas para o público”, afirma Ivan Costa, sócio da CCXP.
A programação detalhada do Game XP será divulgada ao longo dos próximos meses, incluindo expositores, atrações e outras surpresas.
Sobre o Rock in Rio
O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo. Criado em 1985 e com 32 anos de vida, é parte relevante da história da música mundial. O evento já soma 17 edições, 101 dias e 1.604 atrações musicais. Ao longo destes anos, mais de 8,5 milhões de pessoas passaram pelas Cidades do Rock.
Nascido no Rio de Janeiro, o Rock in Rio conquistou não só o Brasil como, também, Portugal, Espanha e, em maio de 2015, chegou aos Estados Unidos da América, sempre com a ambição de levar todos os estilos de música aos mais variados públicos.
Muito mais que um evento de música, o Rock in Rio pauta-se também por ser um evento responsável e sustentável. Em 2001, através do projeto social “Por um mundo melhor”, assumiu o compromisso de consciencializar as pessoas para o fato de que pequenas atitudes no dia-a-dia são o caminho para fazer do mundo um lugar melhor para todos. Em 2013, o Rock in Rio recebeu a certificação da norma ISO 20121 – Eventos Sustentáveis, um reconhecimento do poder realizador da marca que desenvolve diversas ações com vista à construção de um mundo melhor, como a criação de 182.500 empregos diretos e indiretos no total das 17 edições, e mais de R$ 71 milhões investidos em causas socioambientais e a construção de um legado positivo para as cidades onde o evento é realizado.
Sobre a CCXP - Comic Con Experience
A CCXP Comic Con Experience é um evento que já faz parte do calendário cultural do país. Reúne fãs, artistas, profissionais e empresas de quadrinhos, cinema, TV, games, anime, RPG, memorabilia, ficção científica e colecionáveis para conhecerem as últimas novidades dessas áreas em uma grande celebração do universo geek e da cultura pop. Em sua terceira edição, realizada em São Paulo em dezembro de 2016, registrou o público recorde de 196 mil pessoas, firmando-se como uma das três maiores comic cons do mundo. Para 2017, apresenta a CCXP Tour Nordeste, que desembarca na capital pernambucana entre os dias 13 e 16 de abril para levar a mesma experiência ao público da região. O evento é organizado pelo Omelete Group, Chiaroscuro Studios e Piziitoys. Para saber mais, acesse: www.ccxp.com.br e www.ccxptour.com.br.