terça-feira, 29 de maio de 2012

Universo J-Rock

 Boa Tarde, pessoas hoje eu vou-lhes falar sobre J-Rock, o tão famoso estilo músical que a maioria dos Otakus amam.



Muitos ocidentais estranham quando ouvem "Rock Japonês" também conhecido popularmente como "J-rock". O publico não imaginaria que no Japão, além de haver muitas bandas de rock, existem muitas sonoridades bem originais.
Uma das bandas pioneiras do J-rock foi o BOOWY que surgiu na década de 80 seguido por B'z, Loudness, entre outras. Na época ainda era desconhecido o hoje tão popular "Visual Kei", ate surgir a banda BUCK-TICK (por volta de 1983) que pode ser considerada a banda que deu origem ao movimento. A banda surgiu com um visual esdruxulo e andrógino. O tão famoso visual kei surgiu por volta de 1994, não se sabe ao certo se o seu "criador" foi Hide, guitarrista da banda X Japan ou se foi o editor da revista SHOXX especializada em bandas visuais, o que se sabe é que essa moda pegou e não só os japoneses como muitos ocidentais tornaram-se adeptos do visual kei ou também conhecido como "visual rock".
Tanto homens como mulheres adaptaram esse visual não só como estética como estilo de vida também. Assim como o rock tradicional o j-rock também possui definições por estilo, por exemplo, Indie Kei, Oshare no Kei (An Cafe, LM.C,beaU/ビュー), entre outros

Abaixo eu colocarei bandas de J-rock que eu particularmente adoro

Pierrot

Pierrot foi uma banda japonesa de Visual Kei, que atuou de 1994 até 2006. O primeiro show da banda no Nippon Budokan junto 10,000 fãs. Depois do termino da banda, Kirito começou um projeto solo, Jun seguiu os passos de Kirito e embarcou em um projeto com Koji (ex- La'cryma Christi) e o vocalista Shouta, a banda Alvino. Já Aiji está atualmente na banda LM.C junto com o vocalista Maya.

Integrantes: Kirito (vocal), Kohta (baixo), Jun (guitarra), Aiji (guitarra) e Takeo (bateria)


Mucc

MUCC foi formada em Maio de 1997, com seu nome inspirado num personagem do show de TV japonês para crianças chamado "Ponckickies".
Sua formação era: TATOO no vocal, Miya na guitarra, Hiro no baixo e Satochi na bateria. Eles conseguiram um contrato com a gravadora Misshitsu Neurose, a qual também era a gravadora do cali≠gari no começo de sua carreira, por isso o cali≠gari é conhecido como Mucc's "Big Brothers".

Integrantes: Tatsurou (Vocalista), Miya (Guitarrista), Yukke (Baixista) e Satochi (Baterista)


The GazettE

A banda japonesa de visual kei foi formada em 10 de março de 2002 e que, atualmente, faz parte da gravadora PS Company, mesma compania responsável por vários outros artistas. Inicialmente, contava com: Ruki, Uruha, Aoi, Reita e Yune.
O primeiro single lançado foi Wakaremichi em 30 de abril de 2002 pela gravadora Matina. Em 21 de janeiro de 2003, Yune decide sair da banda. Não demorou muito até acharem outro baterista para a banda. Kai, amigo de Yune, se une ao Gazette. Um mês depois, eles assinam um contrato com a PS Company. Em 11 de fevereiro de 2006, Gazette realizou sua turnê Standing Live tour 2006 "Nameless Liberty.Six Guns"

Integrantes: Ruki (Vocal), Uruha (Guitarra solo), Aoi (Guitarra rítmica, violão), Reita (Baixo, piano) e Kai (Bateria)


Versailles

Em Março de 2007, Versailles foi formada por Yuuji Kamijo (Lareine, New Sodmy), Hizaki (Sulfuric Acid) e Jasmine You (Jyakura). Mais tarde, Teru (Aikaryu) e Yuki (Sugar Trip), que foram recomendadas pelo "Rock may Kan", um local que fica em Tóquio, ingressou na banda.
Kamijo e Hizaki criaram o conceito de Versailles no Outono de 2006 e passara, seis meses reunindo membros para manifestá-lo. O seu conceito é "A beleza absoluta da forma do som e os extremos da estética". Em março de 2007, os detalhes da banda foram anunciados. Eles liberaram o material promocional através da internet, criaram um perfil no MySpace em inglês. A banda recebeu várias propostas para turnês e entrevistas, embora a mídia japonesa só percebeu quando uma equipe de TV viajou da Alemanha para filmar a banda.

Versailles fez sua primeira aparição em uma casa de show em 23 de junho, seguido pelo sua primeira performace em 24 de junho. Relativamente a estas datas eles também distribuídos seu primeiro DVD, The Revenant Choir.

Integrantes: Kamijo (Vocal), Hizaki (Guitar), Teru (Guitar), Yuki (Drums), Masashi (Baixo) e como eu não podia esquecer né do nosso eterno Jasmine Yuu (Baixo) que faleceu no dia 09/08/2010


E pra encerrar esse post eu não poderia deixar de falar do nosso lindo, maravilhoso e perfeito Miyavi não é mesmo?

Miyavi

Miyavi (nome de nascimento Takamasa Ishihara). Iniciou sua carreira na banda Due'le Quartz, com apenas 16 anos, e desde 2002 segue carreira solo.
Miyavi iniciou sua carreira musical na banda de jrock, Due'le Quartz, em 1999, quando o guitarrista original deixa a banda. Na época, conhecido por MIYABI, ele assume a guitarra e o backing vocal. Era o integrante mais jovem, com 16 anos.
Em 2002, o Due'le Quartz, apesar do sucesso, encerra suas atividades. E pouco tempo depois, o então MIYABI, muda seu nome artístico para Miyavi e resolve seguir carreira solo.
Seu primeiro álbum solo "GAGAKU"[4] e seu primeiro vídeo "GIRLS, BE AMBITIOUS" assustaram os antigos fãs de Due'le Quartz que se acostumaram a vê-lo de uma forma completamente diferente, tanto artisticamente como fisicamente.
Em 2004 o maxi-single Ashita, Genki ni Naare ficou em primeiro lugar nas paradas indies da Oricon.
E no final de 2006 participou de um show beneficente para a UNICEF. E no dia 17 de fevereiro de 2007 realizou seu primeiro show nos Estados Unidos, em Las Vegas.


Espero que tenham gostado do post e pra encerrar logo abaixo terá um video de uma das músicas da minha banda preferida, até mais. :** 



Compartilhe este Post
Postagem mais antiga