domingo, 21 de novembro de 2010

Bonsai






Konnichiwa ,Amigos Leitores!

Sei que todos devem ter um hobby... bem então vamos falar sobre um hobby bem relaxante o Bonsai!
Algumas pessoas não sabe como cultivar o bonsai então vou contar um pouco a historia e como deve ser o cultivo de algumas especies!


AS ORIGENS HISTORICAS

Muitos costumam dizer que o bonsai é japonês. Mas analisando a historia temos um pequeno equivoco, vejam realmente o que ocorre:


Apesar do bonsai ser cultivado pelos japoneses, não é bem verdade que os mesmo tenham criado esta arte. Na verdade foram os chineses os primeiros a cultivar árvores e arbustos em vasos rasos ou pratos de cerâmica. A prova maior disso é a de pesquisas históricas datadas do seculo 200 d.C., que mostra claramente que os chineses já cultivavam plantas envasadas( mais conhecidas como Penjing) como pratica habitual de suas atividades de jardinagem.
OBS: Um bonsai precisa ter outros atributos além de simplesmente estar em um vaso raso. A planta deve ser uma replica perfeita de uma arvore da natureza em miniatura, devendo simular os padrões de crescimento e os efeitos da gravidade sobre os galhos.


O BONSAI COMO HOBBY

Bem amigos leitores, nos últimos 20 anos o interesse dos ocidentais no bonsai cresceu muito devido a crescente atenção dada às artes orientais (não estou falando só de artes marciais, acho que foi isso que veia a cabeça de vocês!). Apesar de parecer um hobby exótico, o cultivo destas nobres árvores em miniatura não é tal fácil quanto uma jardinagem comum aplicada a plantas de vaso, mas tendo cuidado com a adubação e a poda vocês terão um bonsai extremamente vivo e lindo.



TÉCNICAS DE CONTROLE DE CRESCIMENTO

Agora vamos aprender um pouco sobre a técnica de controle de crescimento.

O crescimento das árvores é controlado com a aplicação de várias técnicas, vejamos algumas delas:


1.Restrição do crescimento das raízes pelo vaso utilizado: Uma árvore não possui tal restrição na natureza, por isso crescem livremente.


2.Podas das raízes: Dependendo da idade e da espécie da miniatura, as raízes são podadas, em geral no inverno pois a planta está em estado de dormência, e então podemos realizar a troca da terra.


3.Devemos ter um certo cuidado com o adubo por causa do nitrogênio: O nitrogênio em excesso provoca crescimento acelerado e folhas com tamanho maior do que o esperado.


4.Rega em quantidade moderadas: Entenda-se por moderada a rega feita com critério, também não podemos ser “mão fechada”. O que não podemos fazer é molhar o bonsai todos os dias, porque ele não seca de um dia para o outro, por isso o clima, o vento e a localização do bonsai vão sempre incidir diretamente na freqüência de rega. Só devemos regar o bonsai quando a terra estiver completamente seca e não regar quando ela estiver ainda úmida.

Algumas pessoas se perguntão se o bonsai e uma arvore geneticamente modificado. Bem amigos leitores a resposta é “não”.Simplesmente porque qualquer especie de arvore pode ser utilizada, sendo as mais famosas, as do gênero: Pinus (pinheiro), Acer (bordo), Ulmus (olmos), Juniperus (junípero / zimbro), Ficus (figueira), Rhododendron (rododendro ou azaléia), dentre outros.


Ficamos por aqui mas na próxima edição falarei sobre os ESTILOS e os METODOS DE CULTIVO!


Tsugi no peeji made! (Até a Próxima!)
Compartilhe este Post
Postagem mais antiga