domingo, 19 de setembro de 2010

Moda Lolita

Lolita (ou Loli) é uma moda japonesa que teve seu início no fim da década de 70 e começo de 80. Inspiradas no "Kawaii" ( que gracinha). Existem vários tipos de Lolitas, algumas são até mesmo polêmicas. 
O sentido de Lolita é descrito como "inocente", mas existem também exceções a alguns tipos.
Uma Lolita deve parecer infantil, elegante ou modesta, com saias rodadas na altura dos joelhos, decote alto e cabelos cacheados com/ou sem franja reta.
Os tipos de Lolitas são:

Classica Lolita: estilo clássico, de moda vitoriana. Suas cores são tons de bege, vinho, verde-escuro, e marfim.
 
Sweet Lolita: estilo "Kawaii", tons de rosa, verde claro, azul bebê, amarelo claro, pêssego. E quando há estampas, são coisas pequenas e bonitinhas.

Coutry Lolita: subdivisão do Sweet, baseado no xadrez, quadriculado, e estampas florais coloridas. E também como acessórios um mini chapéu de palha.

Shiro Lolita: também uma subdivisão de uma não pré-estabelecida, elas só se vestem de branco.

Kuro Lolita: Lolitas que só vestem preto (uma das minhas favoritas!).

Punk Lolita: a mistura de punk com Lolita. Usam bastante sobreposição,  xadrez, listras e estampas. Como acessórios elas usam caveiras, coroas, mini cartolas e boinas (minha preferida!). 

Guro Lolita: ou grotesca Lolita, são Lolitas que usam bandagens, sangue falso e coisas do gênero, concluindo, uma "boneca quebrada".

Gothic Lolita: gótico com Lolita. Suas cores são preto, azul escuro e vermelho.

Erololi: como o nome já diz, é uma L
olita sexy. Elas usam corsets e outras roupas intimas vitorianas, como bloomers (calçola da vovó), petticoats (saias) e calcinhas com grandes babados. Suas saias são super curtas, usam cinta-liga com
meia 7/8, coroas, e até mesmo armações de metal no lugar da saia.

Wa Lolita: ou waloli, usa se combinações entre acessórios japoneses e Lolita.

Qi Lolita: (pronunciada "ci-loli") é um dos poucos estilos comuns da moda Lolita. Usa se acessórios tradicionais chineses.

Hime Lolita: estilo lembra-se a imagem de princesas européias. Elas  são diferenciadas pelos modelos de vestidos, acessórios e até mesmo pelo penteado.

Deco Lolita: é o estilo Decora com Lolita. A idéia é usar tudo colorido como prendedores de cabelo, pulseiras de bolinhas, estampas, sobreposições e meias.

Há também uma versão para garotos, só que é claro, com roupas masculinas, denominados Ouji e Dandy. Garotas também usam esses trajes, sem ser diferenciado de sexualidade e preconceito.
Existe também um tipo mais recente é o Elegant Gothic Lolita, criado por Mana, ex-guitarrista do Malice Mizer. Ele deu esse nome 
de Elegant Gothic Lolita a sua nova Grife.
Já no Brasil, pode ser que a moda venha, afinal já passou algumas coisas de Lolita aqui. Um exemplo poderia ser o fato dos estilistas estarem cada vez mais usando rendas e babados em suas criações.
Ou seja, quando você menos esperar, uma Lolita poderá estar sentada ao seu lado! (Espero que do meu não seja a Guro, já pensou?)

Mil beijinhos, Paula Chan :p   




Compartilhe este Post
Postagem mais antiga