sábado, 28 de abril de 2012

Moda medieval








Olá ovelhinhas! Hoje volto falando de moda, mas infelizmente não vou me aprofundar muito, porque meu conhecimento nessa área ainda é pequeno. O assunto de hoje é a moda medieval. Como disse anteriormente não estou ainda tão integrada nisso para falar muito, mas estou planejando e desenhando um cosplay com tema medieval, junto com algumas amigas. Dessa época, muitos se encantam com as roupas dos cavaleiros e os belos vestidos das damas. Eu gosto mais dos vestidos das camponesas por serem mais simples e menos chamativos, ao contrário das damas da corte que usavam saias muito volumosas com armações de arame pesados, enfeites e detalhes chamativos. Algumas peças passadas de geração em geração as quais geralmente tinham bordados feitos de ouro e pedras preciosas, pouco viam água e sabão! Justamente por terem pedras preciosas e detalhes de ouro, algumas passavam gerações sem serem lavadas uma única vez.



A fabricação artesanal era a única opção. As mulheres desde pequenas eram ensinadas a fiar, fazer linhas e tecer roupas para si, para seus maridos e filhos, o que tornava as peças únicas, coisas que só os ricos possuem hoje em dia. Vestidos eram cheios de camadas, geralmente com mangas cumpridas.
Homens usavam calças e blusas tecidas por suas esposas ou parentes, muitos usavam cotas de malha e peças de ferro, as cores mais sóbrias ou mais coloridas definiam sua profissão. Cores claras eram sempre usadas por moças virgens, e só depois de casadas podiam usar cores mais fortes.
Tendo uma época onde a fabricação de tinta vermelha era tão difícil e usada somente por nobres, as mulheres que ganhavam de presente ou herdavam tiaras, pulseiras, anéis , brincos, fitas, enfeites para o cabelo ou até mesmo lenços confeccionados com esta cor, se orgulhavam muito. Esta regra variava dependendo do país ou da cultura.





Isso tudo tornava o dia a dia e principalmente o baile da época uma verdedeira mistura de cores e joias umas mais bonitas que as outras, com damas e cavaleiros andando e exibindo suas vestimentas e acessórios.



Espero que tenham gostado, se cuidem ovelhinhas e até a próxima!!=^-^=


Compartilhe este Post
Postagem mais antiga