quinta-feira, 22 de março de 2012

Moda no japão

 olá ovelhinhas!hoje vou falar a pedido de uma leitora do portal sobre a moda japonesa,
no japão existe uma praça em shinjuko que adeptos do cosplay se reúnem para se vestir de seu personagem favorito , como integrante de alguma banda e muitos outros estilos,nas ruas  nipônicas é muito comum ver tribos que se vestem assim no dia-a-dia,fazendo desta uma filosofia de vida ate.Já existe uma especie de guia que conta tudo sobre moda urbana que as garotas de tokyo criaram.trata-se do livro tokyo girls,escrito por Patrick Macias e Izumi Evers com ilustrações de Kazumi Nonaka,e lançado no brasil pela JBC editora,além de tratar do surgimento de cada estilo,ele explica como cada garota deve se portar ao aderir um modo diferente de se vestir.
"A vida inspira a arte e a arte inspira a vida"nos anime e mangas não é diferente,muito mangakás principalmente do estilo shoujo se inspiram na moda e suas tendencias para criarem estilos e dar mais personalidade aos seus personagens.agora falar um pouco mais de cada estilo =^-^=.

Visual key
(ヴィジュアル系 visual kei/bijuaru kei?, "linhagem visual" ou "estilo visual"), ou Visual Rock, é um movimento musical que surgiu no Japão na década de 1980.visual key é um estilo inspirado nas bandas japonesas,estilos de roupas cabelo e maquiagem,como uma forma de expressão e ate rebeldia já q se trata de um país super conservador,e as vezes meio opressivo quanto ao "diferente" e "novo",o visual key pode de ir de gótico ,eletrônico ou pop,dependendo da inspiração e gosto musical da pessoa que adere ao visual key.Consiste na mistura de diversas vertentes musicais como rock, metal e, muitas vezes, uso de instrumentos relacionados à música clássica, tais como violino, violoncelo, orgão, cravo e piano (exemplo de bandas que utilizam esta influência seriam MALICE MIZER, Moi dix Mois, Sito Magus e Versailles). Uma das peculiaridades desse movimento é a ênfase na aparência de seus artistas, muitas vezes extravagante, outras vezes mais leve, mas quase sempre misturada com a androginia, e shows chamativos. No visual kei a música anda sempre ao lado da imagem e vice-versa.

.




   Gals
São meninas  que andam sempre na ultima moda,adoram grifes caras,descolorem o cabelo,fazem bronzeamento artificial,saltos plataformas e unhas chamativas.As gals podem ser de diversos tipos,dependendo da sua idade,por exemplo as kogals são colegiais.elas tambem podem ser divididas por  sua cor de cabelo e grau de bronzeamento:ganguros,gonguros,yamadas.Para se ter ideia,yamada quer dizer bruxa,alguns tipos de gals chegam aos extremos e buscam se tornar legitimas negras americanas.


                                                                                                                Lolita
Lolita (comumente chamado de Loli) é um estilo japonês de moda cujas primeiras manifestadões apareceram em fins da década de 70 e começo da década de 80. No Brasil, adotou-se também o termo japonês "Roriita", devido à restrições do Google e do Orkut (nesse, principalmente, o único termo usado é Roriita) em relação ao uso da palavra Lolita. Inspiradas em parte na cultura 'kawaii' (fofa ou adorável) japonesa e na nostalgia de outros tempos - sejam períodos históricos (vitoriano ou Rococó) ou simplesmente da própria infância - as lolitas se dividem em vários sub-estilos, sendo alguns polêmicos e de existência controversa.
Há também certa preocupação com parecer infantil, elegante ou modesta, evitando uma imagem adulta, sexualizada (independente do sub-estilo) ou vulgar. Saias rodadas no comprimento do joelho, em forma de sino e suportadas por anáguas,renda de boa qualidade (geralmente algodão), decote alto, cabelos cacheados e/ou acompanhados a uma franja reta e tecidos pouco brilhantes são comuns a todos os estilos.
Entre os tecidos mais usados, o que predomina é o algodão. Tricoline e até chiffon podem ser usados, além de outros tecidos de fibras naturais e de boa qualidade. Tecidos brilhantes como cetim são sempre evitados, pois podem dar uma aparência barata ou vulgar a uma peça Lolita.(mais informações veja o post da shura-chan completo sobre esse estilo http://www.portal-anime.com/2010/09/moda-lolita.html). E também o G&L bible que é uma famosa revista para lolitas onde você encontra dicas e ate moldes para fazer roupas de lolita!



Cosplay
Aqui já entro em um assunto com o qual os otakus brasileiros estão mais acostumados,cosplay é se vestir se comportar e atuar como um personagem de manga/anime geralmente feito por um fan que se identifique muito com o personagem.Originalmente conhecido como masquerade, o cosplay não foi criado no Japão. O primeiro cosplay conhecido foi criado por Forrest J. Ackerman em 1939 durante a primeira Worldcon, na companhia de Myrtle R. Douglas. Ele criou a veste chamada "futurecostume", enquanto ela criou uma versão do vestido do filme de 1936 "Things to Come". Desde então, tornou-se uma prática anual nas Worldcon, com concursos e atrações próprias, e mais tarde estendendo-se aos fãs de fantasia e quadrinhos. Os primeiros cosplays de mangá/anime registrados são posteriores aos anos 70, nos EUA. O fenômeno do cosplay chegou ao Japão na década de 80 por meio de Nobuyuki Takahashi, que ficou surpreso com o costume ao visitar um Wordcon, que começou a incentivar a pratica no Japão pelas revistas de Ficção Científica. Tornou-se comum no Japão durante as Comic Markets do Japão (criadas em 1975), que se celebram em Odaiba (Tóquio), lugares de compra e venda de Dōjinshi. Esse evento prosseguiu desde então e se realiza regularmente. Lá, grupos de japoneses vestiam-se de seus personagens favoritos de mangás, animes, comics e videojogos. Assim pois, tal prática sempre tem sido muito relacionada com aqueles produtos. Contudo, com o passar do tempo, foi-se estendendo a outros domínios, em conceitos e culturas, ganhando foro internacional. Com a popularização do anime nos anos 90, o cosplay japonês tornou-se popular no mundo todo, tratando-se de caracterizações de personagens existentes, enquanto que os primeiros cosplays (estadunidenses) estendiam-se principalmente à criação de personagens, não somente se prendendo aos pré existentes.


 

palavras finais....




                                                                                                                                                 
MODA JAPONESA É TUDO DE BOM !





Se cuidem ovelhinhas e ate a próxima =^-^=
Compartilhe este Post
Postagem mais antiga