sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Tokusatsu Parte 2



Como eu disse na primeira postagem sobre tokusatsu, irei falar um pouco sobre cada gênero relacionado a tal...bom e também contar um pouco sobre a historia do tokusatsu no Brasil.

Vamos começar pelos Gêneros:

As séries tokusatsu são divididas em grupos, gêneros ou franquias tendo cada uma sua própria peculiaridade. São elas: Sentai / Super Sentai, Kamen Rider, Metal Hero, Ultraman, Henshin Hero e Kyodai Hero.
Ainda existem sub-classificações dentro de alguns destes citados. São eles: Henshin Hero, Super Heroine, Children Hero e Classic Hero, entre outros.

Entenda um pouco de cada gênero:

1º Sentai / Super Sentai.

Produzida pela Toei Company, e criada por Shotaro Ishinomori em 1975 e que dura até os dias atuais. São serie nas quais equipes de cinco guerreiros integram um força e trajam uniformes de cores diferentes com o objetivo de defender a Terra das forças do mal. Até 1979, o gênero se chamava Sentai que se iniciou com as principais series: Gorange e JAKQ. Logo depois este gênero mudou devido ao uso de veículos mecânicos que se transformavam em um robô gigante(conhecido como Mecha) então o gênero passou a se chamar Super Sentai.
O gênero passou por diversas reformulações ao longo de três décadas, porem mantendo sua premissa básica.
OBS: A franquia norte-americana Power Rangers, usa estas séries como base, chegando a usar o mesmo figurino, monstros, veículos e até mesmo algumas cenas de ação originais.
No Brasil as séries que foram exibidas são: Goggle V, Changeman,Flashman e Maskman.


2º Metal Hero.

Também produzido pela Toei Company, o gênero teve inicio com a era dos Policiais do Espaço, uma trilogia formada pelas séries Gyaban, Sharivan e Shaider. Posteriormente, foram produzidas mais duas séries com a mesma premissa, porem a parte da “família” dos Policias do Espaço: Jaspion, a primeira série tokusatsu exibida no Brasil nos anos 80, e Spielvan. Devido a um certo insucesso, as séries seguintes adotaram temas distintos. Em Jiraiya, um aprendiz de ninja ganha uma armadura e uma espada ninja, sendo a maior esperança de manter a paz desafiando os ninjas mais poderosos do planeta. Em Jiban, um policial morre no cumprimento do dever e é transformado em um ciborgue para que sua vida fosse salva, passando a combater uma organização de monstros biotecnológicos.
Depois disso veio a segunda trilogia dentro do gênero, os Rescue Heroes, composta das séries Winspector, Solbrain e Exceedraft. No Japão ainda foram produzidas Janperson, Blue Swat, Juukou B-Fighter e B-Fighter Kabuto. Com as constantes reformulações no gênero, a Toei decidiu por encerrar a produção do gênero após B-Fighter Kabuto, mantendo apenas a produção de Super Sentais e posteriormente, Kamen Riders.
No Brasil os gêneros que mais teve séries exibidas, desde Gyaban até Solbrain foram: Gyaban, Sharivan, Shaider, Jaspion, Spielvan, Metalder, Jiraiya, Jiban, Winspector e Solbrain.


3º Kamen Rider

Também produzido pela Toei Company em parceria com a Ishimori Productions. O Kamen Rider foi um personagem de enorme sucesso em mangá. Adaptado para a televisão em 1971, teve diversas versões noutra série e gerou uma franquia própria. Ficou fora da TV por 11 anos, porem após a morte de seu criador, retornou ao novo milênio reformulado e com diversas inovações em relação á premissa original. “ Particularmente eu como fã da serie Kamen Riders não gostei dos novos Kamens que foram exibidos na Globo. Respeito os que gostarão, mas é apenas uma opinião minha!”
Os Kamens Riders Têm por característica serem super-herois com uma roupa (atualmente uma armadura) de gafanhoto e possuírem uma moto. No mangá de Ishinomori, o Kamen Rider é um guerreiro solitário, frio e amargurado, pois foi transformado em um mostro contra a sua vontade e é rejeitado pela sociedade que protege. Porém, esse conceito foi abandonado na série de TV, a fim de que que as crianças se identificassem mais com o herói. Os primeiros Riders (Kamen Rider a Kamen Rider Super-1 e Kamen Rider ZX) eram jovens transformados em ciborgues (kaizo ningen no original, ou "humanos remodelados"). Em Black, Black RX, Shin, ZO e J, os heróis eram mutantes transformados organicamente em decorrência de alguma experiência em seus corpos. Já os Riders atuais (Kuuga até então) vestem armaduras baseadas não só em gafanhotos, mas em diferentes espécies de insetos e outros animais.


4º Ultraman.

Produzido pela Tsuburaya Productions.
Bem os guerreiros Ultra e seus inimigos possuem tamanho gigante. No entanto, nem todas as séries do gênero possuem seres Ultra como a pioneira Ultra Q(1966) e seu remake Ultra Q – Dark Fantasy (2004).


5º Kyodai Hero.

É qualquer série em que apareçam herois gigantes, não pertencentes á família Ultra. A primeira série foi a Vingadores do Espaço (Magma Taishi, no original). Duas semana depois, estreou Ultraman. O gênero esteve bom até a década de 70 com a criação de ; Redman, Thunder Mask, Silver Kamen Giant, Mirrorman, Megaloman e vários outros. Mas teve uma baixa em 80 e encerrarão sua produção.
No Brasil as serie que foram exibidas são: Vingadores do Espaço (Magma Taishi ou Ambassador Magma), Robô Gigante e Spectroman.


6º Henshin Hero.

Um dos únicos gêneros independente de produtora. “Henshin” significa transformação em Japonês, sendo que praticamente todos os herois de tokusatsu ( é ceto alguns) sofrem estas transformação. A classificação é usada para qualquer série que não se encaixe nos demais gêneros ou franquia. Embora não faça parte de nem um tipo de gênero ou franquie, ele faz parte a classe sub-gênero, como os: Other Heroes, Super Heroines, Classic Heroes e vários outros.
No Brasil foram exibidas as seguinte series: National Kid (da Toei Company), Kaiketsu Lion Man, Fuun Lion Man ( este dois criados pela P-Productions), Machineman, Bicrossers, Patrine (estes da Toei Company), Cybercops (Toho) e Ryukendo (Takara).


Bom amigos agora vamos conferir um pouco da historia do Tokusatsu no Brasil!

O Tokusatsu no Brasil:

O Tokusatsu chegou ao Brasil na década de 60, com a exibição de National Kid na TV Tupi e na Rede Record. Nos anos 70 fez sucesso os seriados da família Ultra exibidos principalmente dentro do programa do Capitão Asa na extinta TV Tupi.
Na década de 80, chega à televisão Jaspion e Changeman, em um investimento arriscado do empresario Toshihiko Egashira com a Rede Manchete. Ao contrario do que se pensava, as série obtiveram um enorme sucesso. Na primeira metade de 2000, as séries Kamen Rider Kuuga chegou a ser adquirida pela empresa DaLicença (a mesma licenciadora que trouxe para o Brasil animes como: Dragon Ball Z, Card Captor Sakura e outros), mas não houve redes de televisão. Contudo, em 2006 o filme Ultraman The Next foi lançado oficialmente no Brasil em DVD pela Impact Records.
Em outubro dr 2008, foi confirmada a aquisição da série Madan Senki Ryukendor pela Rede TV. Após um hiato de quase 10 anos na televisão brasileira, a série estreou em 13 de abril de 2009. Em 2009, a empresa Focus Filmes, anunciou a compra dos direitos e o lançamento de três séries do gênero em DVD: Jaspion, Changerman e Jiraiya, exibidas pela Manchete na década de 80. OBS: As três séries foram lançadas em boxes no mesmo ano.


Tsugi no peeji made! (Até a Próxima!)
Compartilhe este Post
Postagem mais antiga