domingo, 26 de setembro de 2010

Tokusatsu



Tokusatsu: É uma abreviatura da expressão japonesa (tokushu satsuei) traduzida como (filme de efeitos especiais). Antigamente o gênero englobava praticamente todo tipo de produção cinematografia ou televisiva. Atualmente tornou-se sinonimo de filmes ou series live-action de super-heróis produzidos no Japão.
Veja alguns exemplos de tokusatsu: o filme Godzilla, National Kid, Ultraman, Jaspion, Changeman, Jiraiya, Kamen Rider, Cybercops, Winspector entre outros.

Vejamos agora um pouco da Historia do Tokusatsu:

Após o final da 2ª Guerra Mundial e com a vitoria dos aliados em 1945, houve uma enorme expansão nacionalista iniciada pelos Estados Unidos, que aumentou consideravelmente a criação, divulgação e produção de heróis que exaltavam tal ideal, alguns exemplos são: Superman, Mulher Maravilha e Capitão América entre outros. Acredita-se que o Japão temendo uma invasão de heróis ocidentais que se alastrasse pelo seu território, resolveu iniciar as primeiras criações de seus próprios heróis. As primeiras produções tokusatsu de que se tem noticia forma os longa-metragem do filme Godzilla (produzido pela Toho) que fez muito sucesso na década de 50. Em 1958, a Toei Company produzia o primeiro super-herói japonês da historia: Gekko Kamen (traduzido como Máscara luar). Nos anos 60 o gênero passa por uma grande onda desencadeada pelas novas tecnologias da época (princialmente pela televisão a cores).
Em 1966, pelas mãos de Eiji Tsuburaya, surge Utraman, herói que revolucionou o conceito do tokusatsu e desencadeou uma das maiores ondas produtivas e iniciou o sucesso dos Kyodai Heroes( heróis gigantes). Mais tarde em 1971, a serie Kamen Rider do mangaká Shotaro Ishinomori, ganha uma adaptação para televisão tornando-se um dos maiores sucessos da época. Em 1975, estréia a serie Himitsu Sentai Goranger (Esquadrão Secreto Goranger), que abre uma nova vertente no tokusatsu: o gênero Super Sentai (então chamado simplesmente de Sentai), que também fez grande sucesso e tornou-se uma franquia independente.
Ao longo do tempo o gênero tokusatsu aumentou de forma considerável sua abrangência, não apenas as series e filmes de super-heróis, mas também outras produções anteriores não abrangidas( como as adaptações live-action de mangás ou animes).

Bom pessoal fico por aqui mas na próxima postagem irei mostrar e explicar alguns gêneros do universo tokusatsu e falar um pouco da historia dele no Brasil.!

Tsugi no peeji made! (Até a Próxima!)
























apple ipad 3g 16gb























новый iphone 4g цена























ipad 64 gb wifi 3g
Compartilhe este Post
Postagem mais antiga