sábado, 25 de setembro de 2010

Otaku e Visual Kei










Desde a década de 90, a cultura popular japonesa tornou-se internacional.
Otaku, fans dessa cultura, geralmente gastam bastante em objetos pessoais para consumo e recreação dessa cultura. Otaku também tem um vinculo especial com algum personagem da cultura japonesa.
Visual Kei é um gênero da cultura japonesa (Japonês_Rock_Music). 
Os membros da banda usam, frequentemente, gênero oposto, maquilagem e roupas inspiradas no designer gótico, punk, animes, e no resto da cultura popular.
A palavra Otaku, originalmente, significa "casa do seu" ou "você" na forma educada de endereço. Em 1983, o ensaísta Akio Nakamori, usou este termo para caracterizar publicamente um fan "desesperado", que começou a frequentar o "mercado de quadrinhos" de Tóquio. Em seu ensaio "Otaku no Kenkyu" (Análise de Otaku), observou o seguinte: "Como eles são curiosos. Como devo descreve-los...? Cada escola tem esses tipos de alunos que são ruins no esporte e insistem em permanecer na sala durante o recreio. Eles são ou muito magros ou gordos como um porco. Eles muitas vezes usam óculos não tem amigos. Havia muitos deste tipo de pessoa lá" (Nakamori, 1983).



Em 1985, o sociólogo Shinji Miyadai realizou um levantamento de 1500 alunos em Tóquio e, assim, em contraste Otaku com Shin _Jinrui_ outro termo que literalmente significa "novo ser humano". Referindo-se a um fenômeno cultural da juventude, que ele descreve como modernos jovens que, em contraste com Otaku, consideram-se Cool e elegante, os consumidores. De acordo com o levantamento feito por Miyadai, Otaku são considerados anti-sociais, pois concentram sua atenção em um campo muito estreito. (Miyaday,1990, p.188).
Após os anos 70, começou o preconceito graças ao ensaio de Nakamori. O grupo Otaku tornou-se objeto de ridicularização e de discriminação.(Miyadai, 1990, p.191) Isto ainda ficou pior em 1989, na sequência de "The Little Girls Murders", quando Tsutomu Miyazaki, um discreto membro Otaku, foi preso por ter mutilado quatro meninas de idade inferior a dez. Logo a mídia colocou a culpa na cultura Otaku, enfatizando o perigo dos membros dessa cultura.
O termo foi tão usado que foi reconhecido, em 1990, pelo dicionário do idioma japonês, com a seguinte definição: "Otaku é um tipo de fan de desenhos animados e histórias em quadrinho que são discriminados por outros que é contra. Eles são solitários, mentalmente desequilibrados e obcecados com os detalhes. Além disso, eles não podem se comunicar bem com os outros".
Um ano depois seguiu a seguinte definição: "Otaku atraiu a atenção da sociedade quando os membros deste grupo visivelmente veio a constituir um novo tipo de consumidor".
O Visual Kei é muito relacionado ao Otaku. Por outro lado a maioria deles não são anti-sociais e não hesitam em ter um relacionamento real. A parte Otaku, por tanto, é bem limitada a sua tendência de fetiche e sua auto-representação.
No Japão, essa cultura era muito popular durante os anos de 1990. Agora, algumas bandas nem sequer querem ser caracterizadas como Visual Kei, mas o gênero ainda é popular e aceito.
Em outros países essa cultura vem crescendo graças a nova banda popular, Tokyo Hotel.


(Texto com base no trabalho de Miyuki Hashimoto, da Universidade de Viena, Áustria).




Paula Chan :p                    
Compartilhe este Post
Postagem mais antiga