segunda-feira, 26 de julho de 2010

Espaço Social

Matias Guajardo. Um chileno que está disposto a viver o real significado da palavra "liberdade", viajando pelo mundo em busca de novas experiências, não se intimida com as dificuldades que irá enfrentar. Natural de Rancagua, Matias é um músico com experiências em diversos instrumentos, entre eles piano, violoncelo, violão, viola, baixo, bateria, instrumentos de percussão e, especialmente, violino, no qual toca desde os doze anos de idade – hoje com vinte quatro anos. Integrado numa orquestra chilena, viajou para Espanha, França, Dinamarca, Bélgica, Suécia, Noruega, entre outros.
Atualmente, Matias está em Brasília a menos de um mês. Sentado sobre uma simples cadeira no Setor Comercial Sul (SCS), toca um instrumento harmonioso chamado erhu (pronuncia-se ar’rrú), conhecido também como violino chinês. “ER” significa duas e “HU” significa cordas, ou seja, instrumento de duas cordas. O erhu é um antigo instrumento chinês, surgindo entre os séculos VII e X, utilizado para fazer o acompanhamento de óperas tradicionais. Na Modernidade, o instrumento se difundiu como “ganha-pão” de artistas de rua, sendo, atualmente, freqüentemente tocado nas ruas da China. O som produzido é uma melodia de rara beleza, gostoso de escutar.
Matias Guajardo aprendeu a tocar erhu há uns três anos, sozinho, apenas com o auxilio de vídeos. “Como eu tocava violino desde os doze, no tive muy dificuldades em aprender erhu” afirma Matias com um português misturado a sotaques espanhóis. Como “ganha-pão”, o instrumentista oferece uma demonstração dos CDs que vende, tocando seu violino chinês. O CD, com vinte duas faixas, contêm músicas populares e tradicionais chinesas, sendo muito vendido, não só para quem aprecia a cultura oriental como para profissionais que ali passam e se encantam com a harmonia espiritual que o instrumento oferece e levam um para o consultório ou escritório, servindo-lhes de música de fundo.
Para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de escutar esse milenar instrumento, não deixe de apreciar o belo trabalho de Matias Guajardo que aliás, é um dos poucos em Brasília que domina o erhu, instrumento de aparência simples, mas que consegue sintetizar os sons da natureza através de duas cordas.
Abaixo vocês podem escutar um pouco da musica de Matias Guajardo:

  (Reportagem: Fausto e Shinji Ikari. Foto: Fausto. Audio: Shinji Ikari)
Compartilhe este Post
Postagem mais antiga