domingo, 4 de julho de 2010

Curiosidades

Para os orientais, o alimento tem um significado filosófico e harmonioso entre o homem e a natureza levando a um equilibrio espiritual e físico. A culinária nipônica está baseada em elementos simples porem de grande valor nutricional, vejamos os principais alimentos: Peixe, vegetais, arroz, soja, macarrão, chá e frutas. A dieta é bastante rica em proteínas, fibras e carboidratos complexos que é responsavel pelo baixo índice de obesos no país.
No Japão, a refeição caseira tradicional consiste em um pedação depeixe grelhado, uma tigela de arroz, uma porção de sopa de misoshiro,frutas e chá verde. Além do mais, o uso dos hashis leva os japoneses a ingerir pequenas porções porvez, o que colocam o cérebro e o estomago no mesmo compasso.

Confirão agora algumas curiosidades além das citadas acima:

Peixe
O Japão consome 10% de todo o peixe pescado no mundo, apesar de sua população representar apenas 2% do globo. Cada habitante consome 68 quilos por ano, mas nada de peixe frito. O alimento é consumido cru, grelhado, cozido, no café da manhã, almoço e jantar. O peixe é a base para o tradicional dashi, um caldo usado no preparo de praticamente todos os pratos.


 Vegetais
Os legumes são carboidratos complexos, ricos em fibra e água, o que contribui para manter o peso sob controle. Uma dieta balanceada, rica em carboidratos e de baixas calorias ajuda a permanecer magro (a), e redus os riscos de doenças cardiovasculares e câncer. Afirma um estudo batizado de programa Okinawa realizado com nativos desta ilha.


Arroz
O alimento fundamental da culinária japonesa, assim como o peixe presente em todasa as refeições. No Japão, o arroz está tão arraigado à cultura e às tradições que deixar um unico grão na tigela é considerado uma enorme ofensa.


Soja
Rica em proteínas e pobre em gordura, o grão de soja é indispensável na mesa oriental. Tofu, misso, shoyo, edamame...uma mesa japonesa típica pode conter três ou mais destes produtos a base de soja.
Os grãos de soja são únicos entre os vegetais, pois fornecem aminoácidos essenciais ao corpo humano, à carne em qualidade nutricional, sem os malefícios da gordura saturada.


Macarrão
Apesar da infinidade de macarrões, os mais consumidos são o soba, feito de trigo-sarraceno, rico em polifenóis é uma poderosa arma contra o colesterol; o udon, de trigo branco, servido quente, uma forma de energia e baixas calorias para os dias frios; o somen, semelhante ao cabelo de anjo, servido gelado, o lamen, fácil de preparar, fonte de carboidratos e que permite diversas combinações.


Chá
Há muito tempo os jáponeses relacionam o hábito de tomar chá com equilíbrio e bem-estar. O chá verde é o mais consumido entre os japoneses, e possui diversas variedades. Estudos medicos apontão seu potencial antioxidante e sua capacidade de queimar gordura. Em 1211, o monge zen Eisai publicou um livro chamado "tome chá e prolongue a vida" no qual afirma que a bebida é o remédio mais maravilhoso para preservar a saúde e contém o segredo da longevidade. Obs: Então vamos tomar chá pessoal ^^.


Frutas
Na culinária tradicional japonesa, as frutas da estação são sempre a primeira opção de sobremesa. Também são usados como parte das refeições. As mais populares do país são: maçã Fuji, caqui, damasco, pêra, uva, melão e tangerina.


Tsugi no peeji made! (Até a Próxima!)
Compartilhe este Post
Postagem mais antiga